15 de fev. de 2011

LITERATURA INFANTIL - Livros , idade e conteúdo apropriado !

Muito se fala da importância de incentivarmos a leitura infantil, assim compreende-se que ao crescer a criança que foi incentivada desde cedo se tornará mais assídua e significativamente mais ativa na leitura.  Embora saibamos e recebemos constantemente informações dessa importância, o que se torna difícil para os pais, familiares ou responsáveis da criança é entender qual leitura é apropriada para cada faixa etária.

Piaget determinou estágios através de pesquisas  que caracterizam o desenvolvimento humano e a partir dessas informações pode-se compreender quais os livros apropriados para cada idade.  Mas antes de apresentar é muito importante explicar alguns aspectos que encontramos nos livros infantis  que possivelmente os pais ou os responsáveis pela criança desconheçam , visto que são informações que são pleiteadas nos cursos e especializações na área da educação.  Também por isso o "Pedagogia reinventada" quer cada vez mais aproximar o mundo da educação e da aprendizagem para as casas e o convívio familiar.

Primeiramente é comum encontrarmos nos livros infantis cores e imagens, achamos uma "gracinha", o gato amarelo, a página cheia de desenhos coloridos, o céu azul com o sol sorrindo ... enfim dentre tantos outros que você deve ter lembrado.
Mas é importante sabermos que estes elementos possibilitam o diálogo entre o livro e a criança,  as imagens não existem meramente para ilustrar um fato,  mas para dialogar.  Se antigamente a função social da literatura infantil tinha cunho moralizante, hoje ela possibilita transmitir o modelo de comportamento da sociedade, contribui para o desenvolvimento do pensamento , além de transcender a criança para outro espaço.

Ao participar de uma palestra  sobre literatura infantil com a psicopedagoga Vanessa Ramos , tive o prazer de estudar um conteúdo que classificava  e dava dicas de livros da literatura infantil brasileira que se adequa a cada período. 

As  informações que vou postar a seguir  foram tiradas de algumas anotações que fiz na paletra  e do  meu conhecimento adquirido  por meio de pesquisas.

* PRÉ LEITOR  -  FASE I  (2 Á 3 Anos)

Segundo Piaget a criança mais ou menos nessa idade vive o estágio que ele denominou "Sensório-Motor", neste período é a fase que ela é apresentada ao mundo e ela responde com movimentos, o toque e os constantes  movimentos com os olhos são frequentes.
É dessa forma que a criança se comunica e podemos apresentar o mundo da leitura a ela através de livros que ela consiga tocar, olhar, cheirar , ouvir ,  livros de pano, de madeira , livros que viram fantoches, livros de plástico (para ela levar no banho) .  Neste momento não existe palavra escrita que seja entendível  para criança e por esse motivo as escolhas devem ser de livros com muita imagem e cor, que como disse possibilite o movimento da criança.

 - Dicas 

Dia de Diversão da Bezerrinha Berta , da editora Todo Livro.

* PRÉ LEITOR  -  FASE II   (4 Á 5 Anos)

Esse periodo é conhecido nos estágios de Piaget como " pré operatório" , nele a criança passa a usar a  linguagem  como necessidade (antes sua linguagem por necessidade era o choro) e sua visão de mundo não é só de fantasia, as curiosidades surgem e as respostas elas querem de imediato.

Os livros para crianças dessa idade já podem ter textos breves, a criança normalmente nesta idade já lê algumas palavras, por isso a importância de oferecer a ela livros que apresente histórias com animais ou objetos que a mesma já conhece. Importante salientar também que a criança nessa idade passa pelo que chamamos de egocentrismo (tudo é para ela, o mundo gira em torno dela), então ter um pouco mais de atenção e curtir os momentos em que ela vai querer mosrar que sabe ler e que esta entendendo é essencial para o seu desenvolvimento. 


 - Dicas

Coleção Peixe Vivo (Eva Funari)                      





Coleção Peixe Vivo (Eva Funari) 
 










* LEITOR INICIANTE  (6 Á 7  Anos) 

Nesta fase a criança está no período de letramento o que possibilita livros com mais palavras e que introduzam histórias um pouco mais complexas, as imagens ainda são importantes, mesmo porque elas garantem um descanso da leitura para a criança,  porém podem vir a retratar o lúdico em um tom um pouco mais real. O apoio, o incentivo e a atenção é importante porque ela ainda está em um período egocêntrico.

 - Dicas

 Lúcia já vou indo (Maria Heloisa Penteado)















O Gato que pulava em Sapato (Fernanda Lopes de Almeida) 











* LEITOR  EM PROCESSO  (8 Á 10 Anos)  

O pensamento lógico da criança neste periodo é de tal forma,  que ela formula questionamentos mais complexos, ela passa a se organizar socialmente,  entende que o mundo ao seu redor não é só dela, e ela rompe o laço familiar , no sentido de que ela ganha uma autonomia. Obviamente ela também passa a tomar decisões e pode vir (se incentivada desde os outros periodos mencionados), a escolher os livros que quer ler, baseada em algo que ouviu alguém dizer, ou viu nos meios de comunicações , enfim , caberá aos pais ou responsáveis verificar o conteúdo deste livro e decidir se e próprio ou não para os leitores em processo.

- Dicas

A terrível arma verde (Rosana Rios)
 

 











Cada criança tem seu período de  desenvolvimento, logo não é uma regra as idades colocadas e as características do desenvolvimento da mesma, estas caracteristicas apresentadas significam que de modo geral elas podem vir a ser assim. 


A criança tem capacidade de raciocinar o que é ou não fantasia, ela tem capacidade de interpretar e representar no mundo real o que instiga o mundo imaginário, o contato e o diálogo que ela tem com o livro aos dois anos é importante e significativo e o que ela vir a ter com o tempo são essenciais para o desenvonlvimento de um ser pensante e ativo.

 Carolina Carol